2024
O que podemos aprender com modelos internacionais de educação
Alguns modelos educacionais pelo mundo, comprovados por resultados consistentes ao longo dos anos, podem servir de inspiração. Entre eles, a priorização social da educação, o acesso universal e gratuito e a autonomia para gestores, professores e redes de ensino. Apesar de haver discordâncias, esses elementos são geralmente aceitos para assegurar uma educação de qualidade, com equidade e inclusão.
De modo geral, este é o modelo apresentado como base do sistema de educação da Estônia, país que se destacou no PISA (Programa Internacional de Avaliação de Alunos) de 2022 e que representa o melhor resultado entre todos os países do Ocidente e o oitavo melhor globalmente. Os estonianos realmente acreditam que a educação abre uma ampla gama de possibilidades.
É natural que as pessoas tendam a usar comparações para entender melhor as situações, mas isso nem sempre funciona bem. Ao comparar a educação entre países, como a Estônia e o Brasil, essa abordagem pode ser limitada. Cada sistema educacional tem suas características únicas, e o que funciona para um pode não ser ideal para o outro. Portanto, é melhor avaliar cada sistema por si só, em vez de fazer comparações diretas.
Leia a matéria completa no LINK MATÉRIA