2024
WEBINAR - VAAR NO FUNDEB
PARTICIPANTES:
Luciane Biancardi - Consultora Pedagógica na Episteme Consultoria Educacional e CEO da AVANCE - Laboratório de Aprendizagem
Dra. Sarita da Matta Peres - Advogada, Especialista em Direito Educacional e Consultora em Secretarias Municpais de Educação
TEMAS ABORDADOS:
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A estratégia da Aulapp EdTech para transformar o ensino. Matéria publicada no Report 2024 da Distrito Tecnologia com o Prof. José Luis Poli.
A Empresa Distrito integra plataforma, consultoria especializada e inteligência de mercado para exponencializar resultados de negócios por meio de novas tecnologias.
Na era digital em que vivemos, em que a tecnologia permeia todos os aspectos de nossas vidas, a educação enfrenta esse desafio: motivar os nativos e imigrantes digitais a avançarem. Acompanhando as mudanças rápidas e constantes, é necessário compreender os motivos por trás das ações dos estudantes e como eles podem ser influenciados pela tecnologia.
Menos comparações, mais inspiração: o que podemos aprender com modelos internacionais de educação.
Adriana Martinelli destaca a importância de absorver boas experiências para inovar na educação pública brasileira e explica como o tema estará presente na Bett Brasil 2024
Seminário do MEC aborda histórico da educação digital
Debate faz parte do ciclo de seminários e oficinas “Educação Digital: caminhos inclusivos para a transformação curricular na educação básica”, que o MEC realizará até junho
Inteligência artificial e a educação: veja 4 efeitos da tecnologia no futuro do ensino no Brasil Na prática, como a IA vai afetar a vida em sala de aula? Professor e fundador de plataforma online responde – e dá previsões
A rápida disseminação da inteligência artificial tem chamado a atenção de governos, empresas e usuários.
As habilidades que os docentes precisam desenvolver estão elencadas em três eixos principais: conhecimento das ferramentas, uso de metodologias ativas e pensamento crítico
Dimítria Coutinho
Confira a entrevista com Doug Alvoroçado, professor e ativista do uso das tecnologias para uma educação inclusiva, que compartilha exemplos inspiradores sobre como construir aulas para todos
As tecnologias sociais promovem o bem-estar de uma comunidade, que nem sempre tem ligação direta com a tecnologia em si, e têm entrado em cena para oferecer soluções personalizadas e acessíveis que consideram a realidade dos alunos
São três as demandas: adquirir conhecimentos práticos sobre o uso dos recursos tecnológicos, aprender como levá-los para a sala de aula de modo didático e saber promover discussões críticas sobre as ferramentas digitais.
Seminário do MEC defende o uso crítico de tecnologia e atenção as diversidades regionais
BNCC - Base Nacional Comum Curricular
São três as demandas: adquirir conhecimentos práticos sobre o uso dos recursos tecnológicos, aprender como levá-los para a sala de aula de modo didático e saber promover discussões críticas sobre as ferramentas digitais.
Em um mundo cada vez mais digital, a formação continuada dos docentes é essencial para garantir o uso eficaz das tecnologias no ensino. As competências digitais não são apenas um diferencial, mas uma necessidade para preparar nossos alunos para os desafios do futuro.
A análise sobre acessibilidade digital nas escolas públicas no Brasil envolve examinar os desafios e os avanços na distribuição de dispositivos e acesso à internet para estudantes em diferentes regiões do país. Aqui está uma abordagem dividida em desafios e avanços:
No Brasil, a educação híbrida no ensino fundamental e médio tem mostrado resultados promissores, principalmente após a pandemia, quando muitas escolas adotaram soluções digitais combinadas com aulas presenciais.
A Base Nacional Comum Curricular (BNCC) é um documento normativo que estabelece os conhecimentos, competências e habilidades que todos os alunos da Educação Básica devem desenvolver ao longo de sua formação. A BNCC é composta por competências gerais que orientam a elaboração dos currículos das escolas em todo o Brasil.
A 5ª competência geral da BNCC é a "Cultura Digital". Essa competência destaca a importância de desenvolver nos estudantes a capacidade de utilizar, compreender, avaliar e criar tecnologias digitais de forma crítica e ética. Ela está relacionada ao uso responsável e consciente das tecnologias da informação e comunicação no contexto educacional e social.
Doutora em linguística aplicada, Betina von Staa defende aulas de tecnologia no ensino básico para maior desenvolvimento e domínio da linguagem computacional - (crédito: Betina von Staa)
À medida que novas tecnologias surgem na sociedade, precisamos decidir se e como integrá-las aos nossos ambientes de aprendizado. Isso aconteceu com os computadores pessoais, depois com a internet e agora com as tecnologias de IA (Inteligência Artificial) gerativa.
São três as demandas: 1. Adquirir conhecimentos práticos sobre o uso dos recursos tecnológicos; 2. Aprender como levá-los para a sala de aula de modo didático e 3. Saber promover discussões críticas sobre as ferramentas digitais.
Além das formações propostas pelas redes de ensino, algumas práticas podem ajudar a desenvolver essas competências.
O uso da tecnologia na sala de aula apresenta diversos desafios que podem afetar tanto a eficácia do ensino quanto o ambiente de aprendizagem.
Este evento foi planejado para discutir os principais desafios que professores e gestores enfrentam ao implementar a tecnologia no ambiente escolar.