2024
O uso crítico da tecnologia e as diversidades regionais
![Porvir - Plataforma de Conteúdo](https://aulapp.com.br/sites/default/files/omi/images/author/imagem_porvir.png)
![O uso crítico da tecnologia e as diversidades regionais](https://aulapp.com.br/sites/default/files/omi/images/blog/imagem_uso%20critico%20da%20tecnologia.png)
Especialistas reforçam a necessidade de integrar a tecnologia de forma significativa e eficaz no ensino, com atenção à realidade na qual as escolas estão inseridas e ao currículo voltado para o uso crítico da educação digital.
Matéria escrita por Vinicius Oliveira
Veja a matéria completa no LINK
Conteúdo Relacionado
![](https://aulapp.com.br/sites/default/files/styles/image_750x446/public/omi/images/blog/imagem%20artigo%20blog_0.png?itok=pJOX9YpG)
![Maristela](https://aulapp.com.br/sites/all/themes/omi/img/demo/user_default.png)
Menos comparações, mais inspiração: o que podemos aprender com modelos internacionais de educação.
Adriana Martinelli destaca a importância de absorver boas experiências para inovar na educação pública brasileira e explica como o tema estará presente na Bett Brasil 2024
![](https://aulapp.com.br/sites/default/files/styles/image_750x446/public/omi/images/blog/imagem%20artigo%20Poli.jpg?itok=9Y12Q8rL)
![Maristela](https://aulapp.com.br/sites/all/themes/omi/img/demo/user_default.png)
A estratégia da Aulapp EdTech para transformar o ensino. Matéria publicada no Report 2024 da Distrito Tecnologia com o Prof. José Luis Poli.
A Empresa Distrito integra plataforma, consultoria especializada e inteligência de mercado para exponencializar resultados de negócios por meio de novas tecnologias.
![](https://aulapp.com.br/sites/default/files/styles/image_750x446/public/omi/images/blog/imagem%20blog%20autor%20artigo.jpeg?itok=lp3q_q8h)
![Maristela](https://aulapp.com.br/sites/all/themes/omi/img/demo/user_default.png)
A rápida disseminação da inteligência artificial tem chamado a atenção de governos, empresas e usuários.
![](https://aulapp.com.br/sites/default/files/styles/image_750x446/public/omi/images/blog/educacao-inclusiva_artigo%20fundacaotelefonica.png?itok=BETYIfH1)
![Maristela](https://aulapp.com.br/sites/all/themes/omi/img/demo/user_default.png)
Confira a entrevista com Doug Alvoroçado, professor e ativista do uso das tecnologias para uma educação inclusiva, que compartilha exemplos inspiradores sobre como construir aulas para todos
![](https://aulapp.com.br/sites/default/files/styles/image_750x446/public/omi/images/imagem%20artigo%20blog.png?itok=k3pf2m5I)
![Maristela](https://aulapp.com.br/sites/all/themes/omi/img/demo/user_default.png)
Inteligência artificial e a educação: veja 4 efeitos da tecnologia no futuro do ensino no Brasil Na prática, como a IA vai afetar a vida em sala de aula? Professor e fundador de plataforma online responde – e dá previsões
![](https://aulapp.com.br/sites/default/files/styles/image_750x446/public/omi/images/blog/imagem%20cultura%20digital.png?itok=qH-2LCQc)
![Maristela](https://aulapp.com.br/sites/all/themes/omi/img/demo/user_default.png)
A Base Nacional Comum Curricular (BNCC) é um documento normativo que estabelece os conhecimentos, competências e habilidades que todos os alunos da Educação Básica devem desenvolver ao longo de sua formação. A BNCC é composta por competências gerais que orientam a elaboração dos currículos das escolas em todo o Brasil.
A 5ª competência geral da BNCC é a "Cultura Digital". Essa competência destaca a importância de desenvolver nos estudantes a capacidade de utilizar, compreender, avaliar e criar tecnologias digitais de forma crítica e ética. Ela está relacionada ao uso responsável e consciente das tecnologias da informação e comunicação no contexto educacional e social.
![](https://aulapp.com.br/sites/default/files/styles/image_750x446/public/omi/images/blog/Imagem%20blog_artigo%20PORVIR.png?itok=JpdtkYZv)
![Maristela](https://aulapp.com.br/sites/all/themes/omi/img/demo/user_default.png)
À medida que novas tecnologias surgem na sociedade, precisamos decidir se e como integrá-las aos nossos ambientes de aprendizado. Isso aconteceu com os computadores pessoais, depois com a internet e agora com as tecnologias de IA (Inteligência Artificial) gerativa.
![](https://aulapp.com.br/sites/default/files/styles/image_750x446/public/omi/images/blog/imagem%20artigo%20MEC%20Blog.png?itok=9icgR3fA)
![Maristela](https://aulapp.com.br/sites/all/themes/omi/img/demo/user_default.png)
Seminário do MEC aborda histórico da educação digital
Debate faz parte do ciclo de seminários e oficinas “Educação Digital: caminhos inclusivos para a transformação curricular na educação básica”, que o MEC realizará até junho
![](https://aulapp.com.br/sites/default/files/styles/image_750x446/public/omi/images/blog/Img%20blog%20%2821%29.png?itok=bKmF-hfc)
![Maristela](https://aulapp.com.br/sites/all/themes/omi/img/demo/user_default.png)
Na era digital em que vivemos, em que a tecnologia permeia todos os aspectos de nossas vidas, a educação enfrenta esse desafio: motivar os nativos e imigrantes digitais a avançarem. Acompanhando as mudanças rápidas e constantes, é necessário compreender os motivos por trás das ações dos estudantes e como eles podem ser influenciados pela tecnologia.