2024
Como o professor pode se preparar para a BNCC Computação?


Confira algumas dicas:
Estar aberto: compreender os recursos tecnológicos, muitas vezes, vai além dos conhecimentos próprios da educação, entrando na Ciência da Computação. Por isso, o primeiro passo é se colocar disponível para novos aprendizados;
Conhecer as tecnologias: não é preciso ser um expert em programação para aplicar os conceitos da BNCC Computação, mas também não dá para fugir de conhecimentos básicos. É importante estudar um pouco sobre lógica de programação, buscando cursos livres ou materiais teóricos, e conhecer as ferramentas que pretende levar para a sala de aula;
Conhecer os estudantes: a tecnologia faz parte da vida dos alunos. Uma boa prática é conversar com eles e conhecer as plataformas que mais usam, os jogos preferidos e como é a relação da turma com os recursos digitais. Isso ajudar a escolher ferramentas que combinam com os gostos dos estudantes, ganhando a atenção deles;
Não usar a tecnologia só pela tecnologia: a intencionalidade pedagógica deve prevalecer, portanto, antes de escolher a ferramenta para potencializar determinado aprendizado, conheça-a a fundo.
Estudar: vale a pena se aprofundar em discussões não apenas técnicas, mas também políticas, éticas e sociais sobre o uso da tecnologia na sociedade atual. Isso ajuda a trazer um olhar mais crítico para a sala de aula, permitindo que os estudantes se apropriem de discussões próprias do eixo “cultura digital” da BNCC Computação;
Consultar a BNCC Computação: o próprio documento dá dicas sobre como levar as temáticas para a sala de aula, com um exemplo de atividade para cada habilidade. Isso ajuda a perceber que as competências propostas não exigem conhecimentos profundos de programação ou computação e podem ser desenvolvidas por meio de práticas simples.
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