2025
Educação Conectada


Transforme a Sala de Aula com Tecnologia
A educação está passando por uma revolução digital. Com o avanço das plataformas tecnológicas, a experiência de aprendizado tornou-se mais interativa, personalizada e eficiente. Hoje, professores, alunos e gestores podem se beneficiar das inovações que tornam o ensino mais dinâmico e acessível.
Aprendizado Interativo e Personalizado
As plataformas digitais permitem que os alunos aprendam no seu próprio ritmo, oferecendo conteúdos adaptáveis às suas necessidades. Ferramentas como gamificação, inteligência artificial e realidade aumentada criam um ambiente mais envolvente, aumentando o interesse e a retenção do conhecimento.
Acompanhamento em Tempo Real
Os professores agora podem monitorar o progresso dos alunos em tempo real. Com o uso de softwares educacionais, é possível identificar dificuldades específicas e oferecer suporte personalizado, garantindo que nenhum aluno fique para trás.
Gestão Estratégica da Educação
Para os gestores, a tecnologia proporciona acesso a dados detalhados sobre o desempenho dos estudantes, facilitando a tomada de decisões estratégicas. Com base nessas informações, é possível implementar melhorias contínuas no ensino, aumentando a eficiência e os resultados acadêmicos.
Invista no Futuro da Educação
A transformação digital na educação não é mais uma tendência, mas uma necessidade. Investir em tecnologia significa preparar os alunos para um mundo cada vez mais conectado e digital. Escolas e instituições que adotam essas inovações saem na frente, proporcionando um ensino de qualidade e alinhado às demandas do século XXI.
Seja parte dessa revolução! Transforme a sala de aula com tecnologia e ofereça uma experiência de aprendizado mais rica, inclusiva e eficaz.
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Doutora em linguística aplicada, Betina von Staa defende aulas de tecnologia no ensino básico para maior desenvolvimento e domínio da linguagem computacional - (crédito: Betina von Staa)

No cenário educacional atual, inovar vai muito além de modernizar o espaço físico ou inserir equipamentos digitais em sala de aula.
A verdadeira inovação acontece quando a tecnologia é compreendida como uma ponte para ampliar o acesso ao conhecimento, diversificar metodologias e tornar a aprendizagem mais significativa, inclusiva e conectada com o mundo.

Este evento foi planejado para discutir os principais desafios que professores e gestores enfrentam ao implementar a tecnologia no ambiente escolar.

São três as demandas: 1. Adquirir conhecimentos práticos sobre o uso dos recursos tecnológicos; 2. Aprender como levá-los para a sala de aula de modo didático e 3. Saber promover discussões críticas sobre as ferramentas digitais.
Além das formações propostas pelas redes de ensino, algumas práticas podem ajudar a desenvolver essas competências.

O Decreto nº 12.456/2025 que trata das novas regras do EaD para o ensino superior - Oportunidades para Plataformas LMS

A rápida disseminação da inteligência artificial tem chamado a atenção de governos, empresas e usuários.

Na era digital em que vivemos, em que a tecnologia permeia todos os aspectos de nossas vidas, a educação enfrenta esse desafio: motivar os nativos e imigrantes digitais a avançarem. Acompanhando as mudanças rápidas e constantes, é necessário compreender os motivos por trás das ações dos estudantes e como eles podem ser influenciados pela tecnologia.

À medida que novas tecnologias surgem na sociedade, precisamos decidir se e como integrá-las aos nossos ambientes de aprendizado. Isso aconteceu com os computadores pessoais, depois com a internet e agora com as tecnologias de IA (Inteligência Artificial) gerativa.

Letramento vai além da simples alfabetização (reconhecimento de letras e sons). Trata-se da capacidade de usar a leitura e a escrita de maneira funcional na vida cotidiana, compreendendo contextos, interpretando diferentes gêneros textuais e se comunicando de forma eficiente.
Enquanto a alfabetização ensina "como ler e escrever", o letramento ensina "para que ler e escrever" — ou seja, desenvolve a competência crítica, comunicativa e social do estudante.
Em um mundo cada vez mais digital, o letramento digital torna-se essencial: ele abrange a habilidade de navegar, interpretar e produzir conteúdos em plataformas

No Brasil, a educação híbrida no ensino fundamental e médio tem mostrado resultados promissores, principalmente após a pandemia, quando muitas escolas adotaram soluções digitais combinadas com aulas presenciais.

Em um mundo cada vez mais digital, a formação continuada dos docentes é essencial para garantir o uso eficaz das tecnologias no ensino. As competências digitais não são apenas um diferencial, mas uma necessidade para preparar nossos alunos para os desafios do futuro.

BNCC - Base Nacional Comum Curricular
São três as demandas: adquirir conhecimentos práticos sobre o uso dos recursos tecnológicos, aprender como levá-los para a sala de aula de modo didático e saber promover discussões críticas sobre as ferramentas digitais.

Seminário do MEC aborda histórico da educação digital
Debate faz parte do ciclo de seminários e oficinas “Educação Digital: caminhos inclusivos para a transformação curricular na educação básica”, que o MEC realizará até junho

Confira a entrevista com Doug Alvoroçado, professor e ativista do uso das tecnologias para uma educação inclusiva, que compartilha exemplos inspiradores sobre como construir aulas para todos

As habilidades que os docentes precisam desenvolver estão elencadas em três eixos principais: conhecimento das ferramentas, uso de metodologias ativas e pensamento crítico
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O ensino superior passa por uma transformação profunda, impulsionada pela digitalização e por novas exigências regulatórias. Nesse contexto, as plataformas LMS (Learning Management Systems) emergem como ferramentas indispensáveis para instituições que desejam garantir qualidade, inovação e conformidade.

O uso da tecnologia na sala de aula apresenta diversos desafios que podem afetar tanto a eficácia do ensino quanto o ambiente de aprendizagem.

Junte-se a nós com a Educadora Luciane Biancardi e a Advogada Sarita da Matta Peres, em um webinar ao vivo no dia 27 de novembro, às 19h30 com o Tema "VAAR Fundeb" (Valor Anual por Aluno) para discutir o financiamento da Educação Básica no Brasil e como os recursos são distribuídos.

A Base Nacional Comum Curricular (BNCC) é um documento normativo que estabelece os conhecimentos, competências e habilidades que todos os alunos da Educação Básica devem desenvolver ao longo de sua formação. A BNCC é composta por competências gerais que orientam a elaboração dos currículos das escolas em todo o Brasil.
A 5ª competência geral da BNCC é a "Cultura Digital". Essa competência destaca a importância de desenvolver nos estudantes a capacidade de utilizar, compreender, avaliar e criar tecnologias digitais de forma crítica e ética. Ela está relacionada ao uso responsável e consciente das tecnologias da informação e comunicação no contexto educacional e social.

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O século XXI trouxe mudanças profundas na forma como vivemos, nos comunicamos e trabalhamos. Em meio a essa transformação acelerada, impulsionada principalmente pela revolução digital, a educação precisa se reinventar para continuar relevante e eficaz. Já não basta ensinar conteúdos tradicionais de forma expositiva; é preciso preparar os alunos para um futuro incerto, mas certamente cada vez mais tecnológico, colaborativo e dinâmico.

A velocidade com que o conhecimento é atualizado no mundo atual exige novos formatos de capacitação. Nesse cenário, o microlearning — metodologia baseada em conteúdos curtos, objetivos e de fácil assimilação — surge como uma poderosa aliada para potencializar a performance dos colaboradores. Ao invés de longos treinamentos presenciais ou cursos extensos, o microlearning entrega pílulas de conhecimento que podem ser acessadas rapidamente, a qualquer momento, promovendo um aprendizado mais dinâmico, personalizado e aplicável.