2024
Como a combinação de aulas presenciais e online pode enriquecer o processo de ensino-aprendizagem
Como a combinação de aulas presenciais e online pode enriquecer o processo de ensino-aprendizagem.
No Brasil, a educação híbrida no ensino fundamental e médio tem mostrado resultados promissores, principalmente após a pandemia, quando muitas escolas adotaram soluções digitais combinadas com aulas presenciais.
Aqui estão algumas evidências no mercado brasileiro sobre como a combinação de aulas presenciais e online pode enriquecer o processo de ensino-aprendizagem nessas etapas da educação básica:
O Programa Centro de Mídias SP desenvolvido pela Secretaria de Educação do Estado de São Paulo durante a pandemia, é um exemplo de como o ensino híbrido pode transformar o aprendizado no ensino fundamental e médio. Esse programa utilizou plataformas digitais para transmitir aulas ao vivo e gravadas pela internet e por canais de TV, complementando o ensino presencial.
Evidência: Um relatório da Secretaria de Educação de São Paulo (2020) mostrou que a utilização de ferramentas digitais no modelo híbrido melhorou o engajamento dos alunos, mesmo durante o ensino remoto, e permitiu maior flexibilidade para revisar conteúdos em casa. Mais de 70% dos professores relataram que o modelo ajudou a manter os alunos envolvidos, e cerca de 80% dos alunos aprovaram a continuidade do uso de tecnologias mesmo após o retorno às aulas presenciais.
O Colégio Santa Maria - São Paulo, em São Paulo, implementou o ensino híbrido para alunos do ensino fundamental e médio durante e após a pandemia. Eles integraram plataformas como Google Classroom e Microsoft Teams às aulas presenciais. A instituição relatou que a combinação das duas modalidades permitiu maior personalização no processo de aprendizagem e possibilitou que alunos com diferentes ritmos pudessem acessar os conteúdos online para complementar o aprendizado presencial.
Evidência: Um estudo interno da escola revelou que, após a implementação do ensino híbrido, houve um aumento significativo no desempenho acadêmico dos alunos. 85% dos alunos relataram que as plataformas online permitiram uma melhor revisão do conteúdo, e mais de 90% dos professores destacaram a importância da integração entre as duas modalidades para manter o aprendizado ativo, mesmo em momentos de suspensão das aulas presenciais.
O Colégio Bandeirantes - São Paulo, um dos mais renomados de São Paulo, adotou o modelo híbrido com uma abordagem de "sala de aula invertida" para o ensino médio. Nesse modelo, os alunos estudam parte do conteúdo teórico online antes de comparecerem às aulas presenciais, onde discutem e aplicam o conhecimento em atividades práticas.
Evidência: A escola relatou que o uso de "sala de aula invertida" no ensino híbrido resultou em um aumento de 15% na participação ativa dos alunos em sala de aula e melhorou a qualidade das interações entre professores e estudantes. O Colégio Bandeirantes também notou um aumento no desempenho acadêmico dos alunos, especialmente em áreas que exigem aplicação prática do conhecimento, como física e química.
Rede SESI de Ensino, conhecida por sua atuação no ensino fundamental e médio, tem implementado o ensino híbrido em várias de suas escolas, com ênfase no uso de plataformas digitais para reforço e atividades complementares. A rede utilizou ferramentas como o Moodle e outras plataformas educacionais para combinar o ensino presencial com atividades online.
Evidência: De acordo com o SESI (2021), o modelo híbrido resultou em uma melhoria na aprendizagem colaborativa, com os alunos trabalhando em projetos de forma mais independente e revisando conteúdos online antes das aulas presenciais. Alunos que participaram do modelo híbrido apresentaram um aumento de 18% nas avaliações de habilidades socioemocionais, como trabalho em equipe e resolução de problemas.
Essas evidências no contexto do ensino fundamental e médio no Brasil mostram que a educação híbrida pode enriquecer o processo de ensino-aprendizagem ao oferecer maior flexibilidade, personalização do conteúdo, e oportunidades de engajamento mais diversificadas.
Com a combinação de aulas presenciais e online, as escolas conseguem adaptar o ensino às diferentes necessidades dos alunos, promovendo não só o aprendizado acadêmico, mas também o desenvolvimento de habilidades socioemocionais e digitais, essenciais para o mundo moderno.